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Os Desportos-Aventura: Um Potencial por Explorar turma T1

Apresentação

Considerando a existência de condições de apetrechamento dos vários agrupamentos na área geográfica do Centro de Formação: - Ao nível da escalada, principalmente nos agrupamentos da cidade de Santarém, todos eles com estruturas artificiais de escalada e material específico de escalada; - Ao nível da Canoagem, a existência de um Centro de Formação Desportiva de Canoagem e um Centro Náutico junto ao Rio Tejo, na Ribeira de Santarém, bem como a existência de equipamento de canoagem específico de iniciação ao Kayak-pólo sediado no Complexo Aquático de Santarém, constituindo uma oportunidade de utilização por parte de todos os agrupamentos; - Ao nível da Bicicleta de Todo—Terreno (BTT), também todos os agrupamentos dos concelhos de Almeirim, Alpiarça e Santarém estarem dotados de um conjunto de Bicicletas de Todo-o-terreno; Considerando ainda o histórico de vários agrupamentos ao nível da existência de grupos equipa do Desporto Escolar nas modalidades de Canoagem e Multiatividades de Aventura, bem como o enquadramento programático destas modalidades nos programas de Educação Física, associado a uma tendência pela procura da população pelas práticas desportivas ao ar-livre e em contato com a natureza, com evidentes vantagens formativas ao nível da educação ambiental; Considera-se estarem reunidas as condições para o desenvolvimento da presente ação de formação.

Destinatários

Professores dos Grupos 260, 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. 

Objetivos

1. Capacitar o corpo docente para uma utilização dos equipamentos existentes de forma segura e com desenvolvimento pedagógico; 2. Promover a possibilidade de articulação integrada de rentabilização de equipamentos por parte dos vários agrupamentos, possibilitando a partilha de recursos e trabalho colaborativo; 3. Possibilitar um aumento do desenvolvimento local e regional de atividades ao nível do Desporto Escolar. 4. Potenciar as sinergias de articulação entre o Desporto Escolar e o Federado.

Conteúdos

- Apresentação e caracterização de cada uma das modalidades no contexto do Desporto Escolar e Federado. -Apresentação de diferentes embarcações, pagaias e coletes de flutuação; - Segurança: Os fatores primários, secundários e terciários; - A iniciação na Canoagem (Proposta metodológica); - A evolução na canoagem no contexto das embarcações de iniciação estáveis (Proposta metodológica). - A transição para as embarcações (canoa e kayak) de iniciação à competição (Proposta metodológica). - Apresentação e caracterização de materiais no âmbito da escalada livre desportiva em Estruturas Artificiais de Escalada; - Segurança, fatores primários, secundários e terciários; - Iniciação à escalada com segurança em cima (Proposta metodológica). - Evolução técnica na escalada com segurança por cima; - A descida em Rappel. - Iniciação à escalada à frente - Proposta metodológica. - Apresentação da bicicleta de BTT: - Tipos de quadro/Rodas/Suspensões/travões/transmissões; - O Equipamento básico do "BTTista"; - Geometria da BTT e como escolher a ajustar a medida da bicicleta; - Acessórios e material de reparação e reposição; -Reparações e afinações básicas da bicicleta. - Estratégias de ensino da técnica no BTT: - Como ensinar uma criança a” Pedalar de Bicicleta” - Progressões no ensino da técnica; - Preparação de Gincanas e avaliação técnica. - Principais técnicas de manuseamento na bicicleta: A travagem; a curva, a desmultiplicação, a descida, a subida, o sprint, o"drop", rodar na roda, render à vez. - Normas e regras de comportamento em todo-o-terreno. - Organização de passeios com guias. Normas de segurança e controlo. - A competição: Preparação da pista, logística de prova, segurança do evento, tipos de obstáculos naturais e artificiais.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição

Formador

Luís Alberto Moura Lopes

João Fernando Pereira Beato de Almeida Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-07-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
2 10-07-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
4 11-07-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 11-07-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
6 14-07-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 14-07-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
8 14-07-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
Início: 09-07-2025
Fim: 14-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126476/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola José Relvas

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