
XI Encontro Arte de Educar: Quem manda aqui? Vozes em (DES)Equilíbrio... Educar com Fronteiras e Pontes turma T1
Apresentação
Este seminário convida à reflexão sobre os papéis de cada agente educativo, a gestão da autoridade partilhada e a necessidade de encontrar equilíbrio entre limites e colaboração. Porque educar não é dividir funções, é construir pontes conscientes entre respeito mútuo e fronteiras legítimas. E quando as vozes se fazem ouvir em equilíbrio, a criança cresce com sentido.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Promover a reflexão sobre o papel dos agentes educativos: Estimular uma análise aprofundada sobre as responsabilidades e o impacto de cada interveniente no processo educativo (pais, professores, comunidade). • Debater a gestão da autoridade partilhada: Explorar estratégias para uma distribuição eficaz e consensual da autoridade entre todos os que educam, visando um ambiente harmonioso e coerente para a criança. • Encontrar o equilíbrio entre limites e colaboração: Orientar os participantes na identificação de um ponto de equilíbrio saudável entre a definição de limites claros e a promoção de uma colaboração construtiva. • Fomentar a construção de "pontes conscientes": Incentivar a criação de relações educativas baseadas no respeito mútuo e na compreensão das fronteiras legítimas de cada um. • Contribuir para o desenvolvimento integral da criança: Apresentar abordagens que permitam que a criança cresça com maior sentido de pertença, segurança e autonomia, resultante de uma educação equilibrada e concertada.
Conteúdos
A escola e a família — dois territórios distintos, mas inseparáveis — vivem, por vezes, em tensão: diferentes visões, valores, estilos de autoridade. Quem decide? Quem orienta? Como se constrói uma linha de continuidade e eficácia educativa sem perder a identidade de cada lado?
Observações
Formadores: Tiago Pereira Francisco José de Oliveira Neves Jorge Manuel de Castro Ferreira de Ascensão Joaquim Manuel da Silva Estão estabelecidas as seguintes prioridades de seleção: - Prioridade 1: Os docentes do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano terão vaga garantida, desde que se inscrevam na ação; - Prioridade 2: Os docentes de todos os Agrupamentos de Escolas associados do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, com ocupação de vagas remanescentes da prioridade 1, por ordem de inscrição; - Prioridade 3: Os docentes de Agrupamentos de Escolas que não façam parte do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, caso subsistam vagas e por ordem de inscrição.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |