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Desenvolvimento de Competências Linguísticas e Metodologias Ativas: Uma Abordagem Integrada para o Ensino das Línguas turma T2

Apresentação

Num mundo onde a informação tem vindo a crescer de forma exponencial, a capacidade de usar eficazmente códigos para exprimir e representar o conhecimento nas mais diversas áreas assume um papel crucial. Comunicar efetivamente numa determinada língua pressupõe muito mais do que dominar a sua gramática, envolvendo igualmente competências ao nível da compreensão e expressão oral, compreensão da leitura e expressão escrita. Assim, e tendo em conta que atualmente a maior dificuldade dos alunos incide na produção escrita e oral de enunciados, a finalidade desta oficina de formação é promover junto dos docentes dos grupos disciplinares de línguas a implementação regular de atividades que visam capacitar os alunos a comunicarem de forma eficaz em situações da vida real. Para o efeito, considera-se que a utilização de tarefas práticas, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem, proporciona aos alunos contextos autênticos, nos quais podem aplicar as suas competências linguísticas de maneira significativa, promovendo o seu envolvimento e motivação. Esta abordagem centrada no aluno, que prioriza a eficácia da comunicação, a aplicação prática das competências linguísticas e a personalização da aprendizagem de acordo com as necessidades individuais dos alunos, encontra-se em consonância com o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. 

Objetivos

1. Refletir sobre o papel do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais, enquanto documentos orientadores do processo educativo; 2. Promover a utilização de estratégias para o desenvolvimento da compreensão e produção oral e escrita de forma integrada; 3. Contribuir para a implementação de abordagens comunicativas no âmbito das metodologias de ensino das línguas; 4. Promover a utilização de tarefas práticas para o desenvolvimento da aprendizagem da língua, nomeadamente ao nível da produção oral e escrita, valorizando metodologias ativas; 5. Fomentar as dinâmicas de avaliação das aprendizagens, centrando-as na diversidade de instrumentos que permitem um maior conhecimento da eficácia do trabalho realizado.

Conteúdos

- Medidas de política educativa ao nível do currículo nacional - Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais; - Importância da abordagem comunicativa no âmbito das metodologias de ensino das línguas. - Utilização de tarefas práticas para o desenvolvimento da aprendizagem da língua, com especial enfoque na produção oral e escrita; - Análise das Aprendizagens Essenciais das disciplinas cujos grupos de recrutamento estão representados na oficina de formação; - Atividade prática, em pequeno grupo, com vista à aplicação de técnicas de abordagem comunicativa, com recurso a metodologias ativas. - Conceção e planificação de atividades para desenvolvimento de competências de produção oral e escrita, no âmbito da abordagem comunicativa, baseadas em tarefas práticas. - Elaboração dos materiais inerentes às atividades planificadas na sessão anterior. - Natureza e fundamentos da avaliação pedagógica; - Avaliação formativa e avaliação sumativa; - Elaboração de instrumentos de recolha de informação para avaliar o desempenho dos alunos nas atividades planificadas e implementadas.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Formador

Sandra Lúcia dos Santos Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 14-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 21-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 25-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 09-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 07-10-2025
Fim: 09-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125446/ 24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 40 h
Local: Escola Secundária Sá da Bandeira

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